Hoje baixei um programa do concurso de 2015 e resolvi segui-lo. Escolhi tópicos mais simples de serem esgotados e me deparei com o tópico 2.6: Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia). Tal tópico foi bem rápido de entender, pois já tinha tido contato com essa matérias através de questões feitas em outros concursos.
Vamos à matéria de hoje.
Sinonímia e antonímia: como já visto e lembrado pelos idos estudos do ensino fundamental, sabia de cara que a sinonímia e antonímia guardam relações entre si, sendo que a sinonímia, como o nome já diz, vem de sinônimos, similaridade entre palavras, exemplo: cão e cachorro, bicho e animal, prova e exame e assim por diante. Antonímia, seguindo a mesma lógica que o termo anterior, vem de antônimo, contrariedade entre palavras, exemplo: rico e pobre, claro e escuro, sábio e estúpido.
Hiperonímia e hiponímia: tais termos não lembro de ter visto no ensino fundamental, nem no médio, porém já tive contato com eles através de resolução de questões em outros concursos, questões essas que errei por nunca ter ouvido falar nessas duas palavras, mas como sempre procuro aprender com os erros fui atrás de saber o que significavam e eis a explicação bastante simples: hiperonímia é quando há uma palavra ampla em relação à outra, exemplo: doença e tuberculose, doença é um hiperônimo em relação à tuberculose, pois toda tuberculose é classificada como uma doença, porém nem toda doença é uma tuberculose. Fazendo a lógica reversa para a hiponímia tuberculose é um hipônimo em relação à doença, pois é um dos vários"segmentos" das doenças existentes.
Bom, por hoje foi isso e amanhã acredito que vou postar mais um conteúdo e assim riscar mais um tópico da lista. Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário